sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Casais X Comunicação



          O que tem sido observado é que a alma de um relacionamento conjugal é a comunicação entre o casal, isto é, a capacidade de ambos os cônjuges em dizer o que precisa e ser compreendido pelo parceiro em sua necessidade. Por outro lado, quando um, ou ambos os membros do casal apresentam dificuldades em se fazer compreender, a conversa entre eles acaba diminuindo, de tal modo que, no lugar de uma conversa sensata, passam a desenvolver defesas e vão cada vez mais se especializando em queixas e explicações, consequentemente, a comunicação vai piorando ou deixando de existir, o que, inevitavelmente acaba por afastar os parceiros.
         Logo, o que se pode concluir é que saber expressar seus sentimentos e pensamentos de forma clara e objetiva é a regra básica para uma boa comunicação. Quando isso não acontece, a comunicação pode tornar-se disfuncional e o casal vai perdendo sua capacidade de interação. Dessa forma, se o casal não aprende a se comunicar, trocando informações e mostrando seu próprio mundo para o outro, correm o risco de tornarem-se dois desconhecidos, isto é, dois indivíduos que apenas vivem no mesmo espaço, dividindo suas obrigações e seus compromissos, mas são completamente estranhos um ao outro. Neste sentido, o que tem sido observado é que o casal passa a desenvolver seus interesses individualmente, sem incluir o parceiro, justamente pela dificuldade em expressar seus interesses e torná-los atraentes também para o parceiro. 
         Além disso, é preciso que o casal aprenda a conversar sobre sua comunicação, pois, quando isso não acontece, os sentimentos vão ficando embutidos e podem gerar inúmeras formas de comunicações não verbais, de tal modo que o casal vai se distanciando e perdendo a capacidade de clarear o que está sentindo, pensando e querendo dizer. Cabe ressaltar então que inúmeras são as formas de comunicação, seja ela verbal ou não verbal, para uma comunicação ser eficaz, é necessário que aja coerência entre aquilo que está sendo dito e com a maneira de se portar e se colocar do comunicador, pois só assim será possível ser compreendido pelo outro.
        O que se pode perceber é que as raízes da dificuldade ou facilidade em se comunicar estão relacionadas com o padrão comunicacional que o sujeito viveu e aprendeu em sua família de origem, bem como sua capacidade em perceber e lidar com tais dificuldades. Dessa forma, na união de um casal, ambos levarão para a relação seu padrão de comunicação vivido em sua família. Cabe ao casal então estruturar um padrão funcional de comunicação a partir de seus modelos individuais de comunicação, isto é, criar um modelo que seja único e eficaz para o casal pois, só assim serão capazes de estabelecer uma comunicação efetiva e que seja de fato funcional.

     Ψ Casais X Comunicação em Psicoterapia: Muitos casais recorrem à psicoterapia devido a sua dificuldade em se comunicar com o parceiro. Neste aspecto, a psicoterapia pode ajudar o casal a compreender o padrão de comunicação que vem sendo utilizado até então, para que ambos os cônjuges possam ir flexibilizando-o e estabelecendo novas formas de se comunicarem. Cabe ressaltar que inúmeros são os problemas decorrentes da dificuldade comunicacional entre os casais, dessa forma, trabalhar a comunicação pode ser a chave para ajudar o casal a superar também outras dificuldades.